segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Projeto Educação e Poesia 2013
Poesia e crônica são formas artísticas de desvelar o mundo e as pessoas. Poeta, como “antena da raça” revela com base poética, em breves comunicações, a tristeza e a alegria da civilização, a vida política e a vida social dos sujeitos e a história do mundo.

O que se consegue expor com a literatura científica (História, Geografia, Sociologia, dentre outras), tratando da civilização, da história e da economia, o poeta e o cronista conseguem situar, de maneira clara, em textos sínteses, as relações sociais, políticas, econômicas, enfim, a vida em sociedade.

Daí a importância de se trabalhar de forma interdisciplinar e transversal a poesia e a crônica, pois são textos, em geral, que introduzem o aluno e o leitor no mundo da cultura e da política, atuando em duas frentes: consciência de si e do mundo em que vive e apego à leitura.
As duas escolas selecionadas estão localizadas na periferia uberlandense com certa carência de recursos culturais, o que justifica suas escolhas e a anuência do projeto pelos seus diretores e professores de Língua Portuguesa.

A metodologia consiste em trabalhar na disciplina de Língua Portuguesa com o conceito de literatura e a produção de poesias ou crônicas durante quatro meses. Será feita uma coletânea de textos dos alunos que serão publicados em forma de caderno, incentivando a criatividade e o ânimo dos alunos para produzirem textos. Os mesmos serão distribuídos ao público presente nas atividades de lançamento.

As escolas que estabelecemos parceria por intermédio da Secretaria Municipal de Educação são:  a EM Prof. Ladário Teixeira e EM Profª Stella Saraiva Peano.
Boa leitura,

Bosco de Lima

Uberlândia, julho de 2013. 



 Escola Municipal Professora Stella Saraiva Peano
                                           




  Escola Municipal Professor Ladário Teixeira


                                    


Um comentário:

  1. Aproveito este momento também para agradecer o empenho especial da professora Soraya, incentivando nossos alunos no exercício da criatividade e da escrita. Muito Obrigado!

    Professor Carlos Alberto Ramos Euripedes

    ResponderExcluir